quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Passagem do Ano:entrevista a Ahmadinhejad


Parece que somos todos assolados pela mania de rever/prever qualquer acontecimento(s) nesta data misteriosa do 31 de Dezembro. Os que não são assolados pela previsiomania são assolados pela alegromania e também há os epidemiezados pela justiçomania e pela maçonaria. E que nos livrem da Opus Dei. Não sei nem quero saber o que assola esses últimos.
Eu sou assolada_claro, não sou imune a este empurrão para o dito novo ano_pela inquietude e pela incerteza. Não percebo o que é que os outros comemoram. Não percebo porque riem. Não entendo porque bebem. Nem porque engordam. Nem porque chamam a isto "as festas".
Há uma pandemia de obesidade!
Não, concedo que não é uma pandemia_é só uma euroendemia e uma américo norte endemia. Talvez mesmo uma Chinoendemia?...
Mas insistem em comer,beber , engordar e comemorar!
Bom, há revistas,como a Visão ,que tiveram a ideia,engraçada, de imaginar o que seriam as boas noticias para 2009. Li, e aborreci-me um pouco...
mas achei que de exercício de imaginação em exercício de mentalização eu podia imaginar uma entrevista com o Presidente Ahmadhinejad.
Porquê??
e porque não??
básicamente ,porque gosto dele. Tem um ar simpático,muito inteligente . Tanto que podia ser,por exemplo, o meu ex professor de bioquimica, como podia ser o senhor que ajuda aqui no meu jardim: ou seja ,tem o ar raro, raríssimo ,da pessoa que pode ter um QI de 150 mas prefere ser agricultor e ler Dostoievsky às escondidas ou da pessoa com um QI médio mas que é tão absolutamente humana e simpática que todos imaginam que pode ser um génio escondido de si mesmo mas que lê Tolstoi nas horas vagas.
Em suma, sem mais justificaçóes aqui vai a minha entrevista ao Sr. Amadhinejhad_sabe-se lá porquê agora deu moda esta do Sr. qq coisa (deve ser inspiração das TMN's).
Entrevistadora :
_ Como devo tratá-lo??
_ Por Amhed, é o meu nick name..
_Então o amigo nasceu lá no Irão??
Ahmhed:
_Ná...Ná..naqueles tempos ninguém nascia lá no País onde tem passaporte hoje!!
Conhece algum israelita nascido em Gaza?? ou em Jerusalem??

Concordei. Não conheço. Conheço muitos nascidos nos USA,na CCCP, no Iémen...até em Nablus!! e em Casablanca!!
Insisti:
_Mas então nasceu onde??
e o Ahmhed:
_Nem a minha Mãe confessa!! nem eu sei...mas desconfio ,pelas fotos do parto e o aspecto da tenda que tenha sido lá pelo Kazakhistão!!
_Então será Kazakh??
_Cidadão do mundo, senhora doutora!!!Cidadão do mundo!!
E eu:
_Mas então , outro dia o senhor disse que lá no seu país não havia gays??...
O Ahmhed:
_Oh! minha Senhora:sei lá eu que mulheres há lá no Kazakhistão!!!
ele há sempre as que se portam bem e as que se portam mal...
E eu, a insistir,já contrafeita:
_Mas gays são ...
E ele:
_Eu sei, sei muito bem,então não havia de saber?? mas isto é uma questão diplomática:temos de fazer de conta que a realidade é aquela que agrada à maioria...
Olhou para um lado e para o outro e perguntou-me com um sorriso cúmplice:
_Não anda por aí o seu filho Bartolomeu? aquele que tem a mania de citar Nietzche a propósito do poder a da realidade??
E eu:
-Não, não ,está em Londres!!
Bem, continuei:
_Então e o arsenal nuclear iraniano??
E ele, o Ahmhed:
_É que me tira o sono!! nem lhe digo,nem lhe conto!
Se há qualquer acidente ainda me apontam como responsavel pelo holocausto do Cambodia!!
_Mas o senhor era amigo do Pol Pot???
A minha surpresa foi tão genuína que até me esqueci que esta era uma entrevista inventada!!
E ele:
_ A doutora agora pica-se??
do Pol Pot?? o magarefe?? pra longe vá o agoiro!!
_(é preciso ver que estes muçulmanos são muito crentes nisto de maus olhados e agoiros...é um problema cultural)
E eu:
_Mas falando nós do arsenal nuclear...?
E ele:
_E com que queria a senhora que tirassemos a agua dos poços, impulssionassemos as roldanas, fabricassemos os nossos lenços de seda crua e enfeitassemos as nossas mulheres com as burkas que as protegem do pó,do mau olhado, do calor, do olhar pastoso dos homens ,da poluição e da ironia e olhar sedicioso dos ocidentais?? precavemo-nos..queria que gastassemos do nosso petroleo, com o qual pagamos todos os bens que somos obrigados a importar, para fazermos o pão nosso de cada dia?? já viu o preço das farinhas?? a subirem com o fabrico do biodiesel??? que raio de ideia!! a senhora nem parece uma mulher inteligente!!
Com esta saída o Presidente Amadinhejad matou-me. Fiquei sinistralizada. Eu,claro sou muito vaidosa...
Ainda lhe perguntei:
_E o que prevê para 2009???
E ele começou a ficar iritado:
-A senhor drunfa-se!! acha que eu sou a Maya??
sei lá!! sei lá de 2009!! isso é um ano dos ocidentais!! nós ,desde que o Profeta nasceu ,estamos noutra! Noutro ano!!
_Claro!! que tontaria a minha!!
Despedimo-nos um tanto emocionados um do outro.E foi coisa que deu a ambos,asseguro!! Haverá sempre na recordação desta entrevista a impressão de que mais uma vez falhei um dos homens da minha vida!!
E este,apenas,porque não estavamos na mesma era!! um quase nada nos separou! Quase sete séculos...
Inesquecível!!

E agora , já em casa, ao dobrar a djellabah que vesti para a entrevista, por decencia e não só_fica-me lindamente, ajustei-a ao corpo no melhor alfaiate de Braga_ dá-me uma saudade e uma ilusão:ele é ...então tendo estado assim tão próxima...asseguro..ele é..

2 comentários:

tacci disse...

Sininho, falhar o homem da sua vida "mais uma vez", já não é pouca sorte. É mesmo falta de pontaria.
Um abraço.

Beatriz Lamas Oliveira disse...

é sina!!eu sei!!!Nómada!!!
vim de Cygnus X1,aqui não tenho chinelo para o meu pÉ!!!